Mitos e Verdades Sobre a Gravidez

A gestação e suas dúvidas

A gravidez é um período de muitas descobertas e inseguranças. Existem milhares de histórias boas e ruins a respeito da gestação que deixam as futuras mamães com muitas dúvidas. Sempre vai haver uma pessoa para contar um caso, o melhor é não esquentar a cabeça e procurar seu médico para esclarecer todas as questões. Alguns dos principais mitos estão relacionados com desejos por comidas, relações sexuais durante a gestação, partos e muito mais.

Uma das coisas que mais assombra os casais, assim que recebem a notícia de que irão ter um bebê é o sexo. É permitido, não vai incomodar o bebê? Muitas pessoas passam por essa dúvida sem saber o que fazer. Segundo os médicos ginecologistas, desde que esteja tudo bem com a gestante não há problema algum. A única restrição é, caso haja uma patologia preexistente, pois a penetração vaginal pode causar contrações uterinas, desencadeando um parto prematuro.  

E quem nunca ouviu falar que se a grávida não comer o alimento que deseja o bebê nascerá com a cara do desejo. Este é o mais puro dos mitos. Os desejos por certas comidas é desencadeado pelos hormônios, somente. Se ela não comer aquilo que tanto deseja, vai apenas ficar com vontade e nada acontecerá com o bebê. Esta é apenas uma crença popular.

Leia Também  Implante Dentário - Dúvidas e Respostas

Algumas mulheres ficam em dúvida sobre a escolha do parto. Em certos casos não há opção, a cesariana é a única saída, mas quando se pode optar começam as incertezas. Dizem que depois da primeira cesárea não é mais possível fazer parto normal. Isto não é verdade. Há apenas uma restrição, que pede um intervalo de dois anos, no mínimo, após uma cesárea para realizar um parto normal. Assim, o corte feito no útero já foi totalmente cicatrizado e não há riscos de ele romper com as contrações.

 

Por Ingrid de Castro.

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!