Mitos e Verdades sobre o Leite

Leite – o alimento para a vida

O leite é um alimento essencial para a nutrição em várias fases da vida. A bebida é fonte de vitaminas, cálcio e proteínas. É aconselhável que se consuma três porções de leite ao dia, seja do próprio alimento ou seus derivados, como iogurte, queijos e bebidas à base de leite.

Além de auxiliar em uma ótima nutrição, o leite possui muitos benefícios para a nossa saúde, entre eles está a redução da pressão arterial e a diminuição do risco de hipertensão. O consumo desse alimento também ajuda bastante no processo de perda de peso e controle da obesidade.

O leite contém cálcio e, por isso é um alimento importantíssimo para a formação e manutenção dos dentes. Além disso, o alimento também pode ter uma importante ação preventiva da diabetes. O alto teor de aminoácidos contidos nas proteínas do soro do leite afeta alguns processos metabólicos. Eles favorecem o controle da glicemia e a ação da insulina, assim funcionando positivamente no controle do açúcar no sangue.

O tipo mais consumido é o leite longa vida UHT, em seu processo de produção ele é submetido à altas temperaturas. Muitas pessoas pensam que esse tratamento gera a perda de nutrientes do alimento, mas muitos estudos comprovam que as propriedades nutricionais como as proteínas, vitaminas e minerais como o cálcio, não se perdem.

O leite também é um aliado no combate à osteoporose, devido ao cálcio presente em sua composição. Esse nutriente é responsável pela mineralização óssea em todas as idades. O alimento ainda pode ajudar na prevenção de alguns tipos de cânceres, principalmente o de cólon. O cálcio, a vitamina D e as proteínas são os responsáveis por essa prevenção.

 

Por Ingrid de Castro.

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.