Novos Tratamentos para Acne

0
1

A acne é caracterizada por ser uma doença de predisposição genética, cujas manifestações dependem da presença dos hormônios sexuais. Assim, as lesões quase sempre começam a aparecer no período da adolescência., época em que estes hormônios começam a ser produzidos pelo organismo.

Porém, a doença não atinge apenas adolescentes, podendo persistir ainda na idade adulta e, até mesmo, surgir nesta fase, um quadro que costuma acometer principalmente as mulheres.

A doença manifesta-se principalmente no rosto e no tronco, em geral, pescoço e costas, áreas do corpo ricas em glândulas sebáceas. Os sintomas variam de pessoa para pessoa, sendo, na maioria da vezes de pequena e média intensidade.

Em alguns casos, o quadro pode tornar-se muito intenso, como a acne conglobata (cistos grandes e inflamados que se localizam abaixo da pele), e o acne queloideano (deixando cicatrizes queloideanas após o desaparecimento da inflamação).

Conheça, abaixo, os novos tratamentos para combater a acne:

Fototerapia:

Recente linha terapêutica de tratamento para acne, a fototerapia age através da aplicação de uma fonte de luz na pele acometida pela acne. O tratamento deve ser realizado pelo menos 2 vezes por semana, e dura em torno de 15 minutos cada sessão; com o método, a acne inflamatória reduz drasticamente num período de 2 meses.

A eficácia da fototerapia se dá porque a bactéria propioniumbacterium acnes, presente nos quadros de acne, é extremamente sensível a esta luz, sendo ela destruída após aplicações repetidas. Desse modo, diminuindo a população desta bactéria, diminui igualmente o processo inflamatório e infeccioso da acne.

Laser:

O laser tem atuação na derme profunda, onde estão localizadas as glândulas sebáceas. Através de um aquecimento intenso nesta região, estas glândulas diminuem sua atividade de secretar sebo para a superfície da pele, melhorando a seborréia e consequentemente a acne. Devido a esta atuação na derme, o aquecimento vai promover a formação de um novo colágeno, levando, também, a uma melhora das cicatrizes da acne.

O laser pode ser usado sozinho ou ainda combinado a tratamentos convencionais, como medicamentos ou cremes de uso tópico. Isso, para pessoas resistentes aos tratamentos convencionais ou que não possam fazer uso das medicações.

 

 

Por Malanny Serejo

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.