O que é Melhor na Recuperação pós Treino – água quente ou gelo

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O que escolher – bolsa aquecida ou bolsa de gelo para lesões?

Quem pratica algum tipo de atividade física sabe que muitas vezes o esforço acaba resultando em alguma lesão. Por mais simples que ela seja, é sempre bom ter alguns cuidados para que a recuperação venha logo. Neste momento, muitas pessoas ficam em dúvida se o melhor é apostar em um banho de água quente (bolsa aquecida) ou água gelada (bolsa de gelo). Veja qual é o melhor:

A bolsa de gelo deve ser utilizada quando a lesão causa inflamação. Você identifica a inflamação pela dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura e diminuição do movimento ou força. O gelo ameniza os sintomas. Em casos de torções de tornozelo e outras mais graves o gelo é ideal.

A bolsa aquecida ajuda no relaxamento dos músculos, por isso é boa para ser utilizada em casos de lesões ou tensões passageiras. O calor diminui a contração muscular, mas apenas por um tempo. Em casos mais graves é necessário fazer um diagnóstico de tratamento mais adequado com um fisioterapeuta.

Sempre que você for aplicar a bolsa de gelo ou a aquecida sobre o local lesionado, tenha o cuidado de envolvê-la em uma toalha para não danificar a pele, pois você pode se queimar. Uma boa alternativa às bolsas, especialmente a de gelo, é aplicar as pomadas tipo “gelol” para aliviar as tensões musculares. O banho quente e gelado também possuem efeitos similares aos das bolsas.

 

Por Ingrid de Castro.

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