Tudo Sobre Osteoporose

Osteoporose – causas, prevenção e tratamentos

A osteoporose é uma doença que enfraquece os ossos, geralmente ligada à deficiência de cálcio no organismo. A estrutura óssea se torna fraca e muito frágil, estando sempre sujeita a fraturas e lesões. Geralmente só se descobre a doença assim que sofremos com uma fratura de causa comum.

Este problema começa a aparecer, comumente, a partir dos trinta anos e, nas mulheres, é mais frequente após a chegada da menopausa. Isso acontece porque a produção do hormônio feminino cai e ele é o grande responsável pelo fornecimento de cálcio no fortalecimento da nossa estrutura óssea.

A osteoporose pode afetar qualquer área do nosso corpo, mas há uma ocorrência maior de fraturas nas regiões da bacia, punhos, braços e coluna vertebral. Mesmo que você não tenha passado por uma lesão, o problema pode ser identificado por meio da realização de um raio X. A prevenção é a melhor maneira de evitar complicações futuras.

A doença pode ser tratada com a reposição hormonal, que vai ajudar na melhoria da produção de cálcio e, por conseqüência, também previne doenças do coração. Além disso, ainda é possível obter esse mineral tão importante através de suplementos alimentares ou de uma dieta balanceada e rica nesse nutriente. Algumas frutas cítricas, verduras, sardinha, leite e seus derivados podem ser ótimos alimentos.

Apesar de muitas pessoas acreditarem que a atividade física possa atrapalhar nesse caso, é indicado praticar exercícios, pois isso aumenta a massa óssea, tornando nossa estrutura mais forte e resistente.

Deixe uma resposta