UREIA alta no Sangue Sintomas e tratamento

4
2108

 

Ureia alta no sangue – sintomas e consequências

Ureia alta no sangue. A ureia é uma substância presente em nosso organismo que age na função do sistema renal, mantendo o organismo sempre saudável.

A insuficiência renal é um problema relacionado com a ureia alta, seu objetivo é eliminar o nitrogênio em excesso no organismo e outras substâncias consideradas dispensáveis. Ela se dissolve em líquidos produzidos pelo nosso organismo, boa parte sai na urina e um tanto no suor.

Os altos níveis de ureia no sangue podem significar problemas como a insuficiência renal, que é a perda da atuação dos rins.

Nas gestantes é muito comum observar um taxa bastante baixa, devido às grandes alterações hormonais. O nível de ureia pode ser comprovado através do teste nitrogênio-ureico, que indica através da medição da creatina como anda o funcionamento dos rins.

A ureia é sintetizada no fígado a partir de CO2 e amônia. É o principal produto do metabolismo proteico, circula no sangue e são filtradas nos rins, a maior parte é expelida pela urina.

Não é muito específica para avaliação da função renal como na creatinina. Mas é mais sensível a alterações primárias das condições renais, por isso é um marcador que tem forte importância em casos que envolvam insuficiência renal.

Valores normais da ureia no sangue

Os níveis tem que estar entre:

3 e 7.5 mg/dL (miligramas por decilitro) nos homens

2.5 e 7 mg/dL nas mulheres

Esses nives são considerados normais, se por acaso os números estão acima disso, são considerados altos e o quadro clínico é chamado de Hiperuremia e valores abaixo destes são chamados de Hipouremia

 

Uréia alta

Você também pode querer ver:

Exame de Urina – Leucócitos, Nitritos, Hemoglobina

Hemograma – Entenda os seus Resultados

Exames que você precisa fazer antes de começar a malhar

Principais sintoma da ureia alta

Os principais sintomas da ureia alta no sangue são a perda de apetite, alterações no paladar, distúrbios neurológicos, perda de sangue em excesso, náuseas e também diferenças na tonalidade da pele, geralmente ganhando um  tom acinzentado.

Estes são sintomas passíveis de serem identificados antes mesmo de fazer o exame. É preciso manter a atenção sobre estes aspectos, pois o problema é muito grave.

Perigos da ureia alta no sangue

A conseqüência do descuido pode ser a falência total dos ruins, muitas vezes ocorre apenas em um deles. Para reverter o caso é necessário passar por uma cirurgia de transplante de rins, o que denota a necessidade de haver um doador que seja compatível.

Como baixar ureia alta no sangue?

Para baixar a ureia e necessário fazer uma dieta rigorosa, deixando de consumir proteína de origem animal como. Carne vermelha (vaca, porco, cordeiro)

Aves (frango, pato, peru)

Frutos do mar (camarão, polvo, ostras, lula, mexilhão, sardinha, anchova)

Miúdos (fígado, moela, coração)

Principalmente os embutidos como: (bacon, presunto, salame,  apresuntado, mortadela, linguiça)

Substitua a proteína animal pela vegetal como (Quinoa, Grão-de-bico, Lentilha, Feijão, Amaranto, Chia, Aveia, Semente de cânhamo, Semente de abóbora, semente de girassol, Castanhas, Folhas verdes escuras, Seitan, Leites vegetais)

Beba bastante água, pelo menos 2 litros por dia.

4 COMENTÁRIOS

    • eu cha tive nefrite cm 12 anosmeus rins ven atrofiado hoje neu exame deu ureia, 42,7 to preocupa me responder obrigado.

  1. Por favor, tire essa minha dúvida, pois peguei os resultados dos exames do pai pela internet e gostaria de saber se nivel alto de uréia (106 mg/dl) pode impedir de fazer a cirurgia de catarata?

Deixe uma pergunta ou sugestão abaixo!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.